مدونة
home

مدونة

O que é uma emenda de fusão para telecomunicações de fibra óptica

O que é uma emenda de fusão para telecomunicações de fibra óptica

  • 2022-12-29

Primeiro, vamos entender o significado do termo “emenda”. De acordo com o Cambridge Dictionary , emendar significa “juntar as pontas de algo para que se tornem uma só peça”. Então, em essência, a emenda de fibra óptica é um processo usado para unir dois cabos de fibra óptica separados.

Existem inúmeros casos de uso para emenda de fibra óptica. Por meio da emenda, os técnicos de fibra óptica podem estender o comprimento da fibra para torná-la longa o suficiente para uso em um trecho de cabo necessário. Como os cabos de fibra ótica geralmente são produzidos apenas em comprimentos de até cerca de 5 km, então, quando conexões mais longas são necessárias, a emenda de dois cabos torna-se necessária.

Portanto, quando os trechos de cabo são muito longos para um único comprimento de fibra, ou se houver necessidade de unir dois tipos diferentes de fibras, como um cabo de 48 fibras para quatro cabos de 12 fibras, a emenda é a resposta. A emenda também é usada para reparar cabos de fibra ótica cortados que estão enterrados no subsolo ou para juntar cabos de fibra ótica quando quebrados inadvertidamente.

Embora exista outro método de unir fibras conhecido como terminação ou conectorização, a emenda geralmente é a maneira preferida de unir dois cabos de fibra ótica, pois resulta em menor perda de luz ( atenuação ) e retrorreflexão do que na conectorização.

Além disso, a emenda torna uma conexão permanente ou relativamente permanente entre dois cabos de fibra ótica. Algumas empresas oferecem emendas de fibra ótica que podem ser desconectadas à vontade, no entanto, elas normalmente não são destinadas a conexões e desconexão frequentes.

Em um mundo ideal, uma instalação de fibra ótica consistiria em cabos longos e contínuos de um lugar a outro. No entanto, na realidade, as emendas de fibra óptica são inerentemente necessárias e sempre usadas ao projetar, instalar e manter uma rede de comunicações confiável.

Os dois principais métodos de emenda de fibra óptica

Com as conexões de fibra ótica se tornando cada vez mais populares, a capacidade de executar emendas de fibra ótica com precisão está se tornando cada vez mais importante. A partir de agora, a emenda de fibra óptica pode ser realizada usando um dos dois métodos: emenda por fusão e emenda mecânica.

Antes de prosseguir com uma instalação de fibra óptica, é vital que os integradores tenham um bom entendimento de ambos os métodos. Isso ajudaria a determinar qual técnica funcionará melhor para as metas de longo prazo da sua empresa e se adequará aos seus requisitos de desempenho e orçamento.

Método #1 - Emenda Mecânica

Essa técnica de emenda de fibra ótica envolve o alinhamento preciso de dois cabos de fibra ótica, mantidos no lugar por um conjunto independente, em vez de uma ligação permanente. Uma emenda mecânica é projetada para manter dois cabos de fibra de uma forma que permite a passagem de luz sem problemas, com uma perda típica de cerca de 0,3 dB ou 10%.

Nesse processo, o técnico deve usar um dispositivo de alinhamento junto com um gel de correspondência de índice. O gel deve ter um índice de refração semelhante para melhorar a transmissão de luz através da articulação, com reflexão mínima.

A emenda mecânica é geralmente usada quando as emendas precisam ser feitas de forma rápida e fácil, por exemplo, para conectar cabos temporariamente durante a instalação. Isso ocorre porque a emenda mecânica pode ser facilmente desconectada se houver necessidade e você não precisa de aparelhos caros para realizar a emenda.


Método #2 - Emenda por Fusão

O outro método para unir dois cabos de fibra óptica - e desta vez estamos falando de uma conexão permanente - é a emenda por fusão.

Nesta técnica, uma máquina ou um arco elétrico é usado para produzir calor e fundir/soldar as extremidades do vidro que são alinhadas com precisão para transmissão contínua de luz. Isso se traduz em uma atenuação muito menor de cerca de 0,02 dB.

A emenda por fusão produz uma junta confiável com baixa perda de inserção e reflexão quase nula quando feita corretamente e, portanto, é mais amplamente usada do que a emenda mecânica. Por exemplo, é usado em longas linhas de conexão de alta taxa de dados que, uma vez instaladas, dificilmente serão modificadas.

Emenda Mecânica vs. Emenda por Fusão

Uma das principais razões para escolher um determinado método em detrimento de outro é o orçamento.

A emenda mecânica tem um baixo investimento inicial, mas custa mais por emenda. Considerando que o custo por emenda para emenda por fusão é menor, mas o investimento inicial é muito maior, começando em dez vezes maior que a emenda mecânica, com base nos requisitos de desempenho e características da máquina de emenda por fusão usada.

Falando em desempenho, a decisão se resume ao projeto em que você está trabalhando. Conforme descrito anteriormente, a emenda por fusão produz muito menos perda e retrorreflexão do que a emenda mecânica, portanto, se você precisa de uma junta permanente com atenuação mínima, a emenda por fusão é o investimento mais pesado que você está procurando.

Além disso, as emendas de fusão são geralmente usadas com fibra monomodo, enquanto as emendas mecânicas funcionam com fibra monomodo e multimodo.

Considerando tudo, a emenda mecânica funciona bem apenas para restauração rápida e conexões temporárias onde uma perda notável é aceitável. A emenda por fusão, embora mais cara, é muito mais popular, pois fornece a menor perda de inserção, retrorreflexão e a junção mais forte entre as fibras.

Splicer de fusão Shinho - série X tem as vantagens de velocidade de soldagem rápida, baixa perda e ampla faixa de seleção. Pode suportar comunicação FTTx e junção de fusão de engenharia de tronco de longa distância. No processamento de emenda de fusão de fibra especial também tem um melhor desempenho, amado pelos clientes. Nossos X-900, S-16, S-27LDF, S-37LDF, S-12PM receberam inúmeras avaliações em todo o mundo. A Shinho também vem aumentando seus investimentos em pesquisa e desenvolvimento para levar melhores produtos e maior qualidade de serviço aos clientes. Ganhe com os clientes no futuro.



© حقوق النشر: Shanghai Shinho Fiber Communication Co., Ltd. كل الحقوق محفوظة.

أعلى

الدردشة الآن

دردشة مباشرة

    الآن يتم تطبيق المنتجات والخدمات Shinho على نطاق واسع في هندسة الاتصالات ، والشبكة المنزلية ، وإنتاج الأجهزة البصرية ، والبحث العلمي ، الخ. يتم تصديرها إلى أوروبا وأمريكا الشمالية وأفريقيا وأمريكا الجنوبية وغيرها من البلدان الآسيوية. أي استفسار ، فلا تتردد في الاتصال بنا!