مدونة
home

مدونة

Notícias da suspensão da manutenção da rede de fibra de backbone do Peru - projetos de emendas de fusão

Notícias da suspensão da manutenção da rede de fibra de backbone do Peru - projetos de emendas de fusão

  • 2022-06-02
Backbone de fibra do Peru: o que acontece agora?
AMÉRICA LATINA PERU VIETTEL AZTECA COMUNICACIONES GILAT REDES ÓTICAS REDES DE FIBRA ÓTICA PRONATEL RDNFO SATELITAL TELECOMUNICACIONES
Backbone de fibra do Peru: o que acontece agora?
Faz alguns dias que o regulador de telecomunicações peruano Programa Nacional de Telecomunicações (Pronatel) surpreendeu ao suspender a licitação para assumir a operação e manutenção da rede nacional de backbone Red Dorsal Nacional de Fibra Óptica (RDNFO). Mas duas perguntas ainda precisam ser respondidas.

Em primeiro lugar, como as três licitantes – Viettel, Dorsal Perú e Fibra Óptica del Perú – não cumpriram os termos de referência do processo licitatório? E em segundo lugar, o que acontece agora?

A RDNFO, que liga 22 capitais regionais e 180 capitais provinciais com 13.600 km de fibra ótica, já teve uma história complicada. Conforme informamos em janeiro, a rede tem sido um grande dreno de recursos do governo, possivelmente devido ao fato de que o sistema foi subutilizado e exigia financiamento regular. Isso também pode ter algo a ver com uma estrutura de preços inflexível para capacidade na rede.

Após algumas divergências sobre como remediar isso, a operadora anterior Azteca Comunicaciones viu o cancelamento de sua licença no início de 2022, embora já em 2020 a Azteca tivesse sugerido rescindir sua concessão por mútuo acordo.

Mas o RDNFO ainda é evidentemente visto como um grande prêmio em alguns setores. A Viettel é um nome importante no Vietnã, operando redes de telefonia móvel no Peru sob a marca Bitel. Não está totalmente claro quais empresas estão por trás das duas outras licitações, mas relatos da imprensa sugerem que a Dorsal Perú envolve a gigante israelense de satcoms Gilat Networks e a empresa peruana de telecomunicações Optical Networks. A Fibra Óptica del Perú pode ser vinculada à Satelital Telecomunicaciones, que visa trazer conectividade de fibra para Iquitos, a capital amazônica do Peru.

A questão de onde RDNFO vai daqui não é facilmente respondida. Os rumores de interferência no processo de licitação não ajudaram e a subutilização da rede RDNFO (pouco mais de 3% de acordo com uma reportagem da Total Telecom) ainda precisa ser abordada. No entanto, por enquanto, o próprio Pronatel está operando a rede.


Na manutenção da rede de fibra de backbone, o splicer de fusão é um instrumento muito importante. A comunicação de fibra Shinho irá mantê-lo atualizado para todos os tipos de notícias da rede de fibra.

© حقوق النشر: Shanghai Shinho Fiber Communication Co., Ltd. كل الحقوق محفوظة.

أعلى

الدردشة الآن

دردشة مباشرة

    الآن يتم تطبيق المنتجات والخدمات Shinho على نطاق واسع في هندسة الاتصالات ، والشبكة المنزلية ، وإنتاج الأجهزة البصرية ، والبحث العلمي ، الخ. يتم تصديرها إلى أوروبا وأمريكا الشمالية وأفريقيا وأمريكا الجنوبية وغيرها من البلدان الآسيوية. أي استفسار ، فلا تتردد في الاتصال بنا!